Blog
Débitos de condomínio como resolver?
O pagamento do condomínio em atraso pode ir além do desconforto de ter uma conta em aberto e a exposição no prédio dos moradores do apartamento. Lembrando que os nomes dos devedores não podem ser divulgados, apenas as unidades que estão inadimplentes. Afinal, Débitos de condomínio como resolver?
O proprietário perde o direito ao voto nas assembleias do condomínio e a dívida pode se tornar um processo judicial.
A inadimplência nos Condomínios Edilícios aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente, diante da crise econômica e dos altos índices de desemprego.
A primeira conta a ser sacrificada é a cota condominial, deixando síndicos e administradores à deriva do que fazer, diante desse problema na economia que assola todo o país. Entenda como resolver os débitos de condomínios:
- Acordo: sempre válido ouvir o que o condômino vem a dizer, tente oferecer-lhe soluções para resolver o problema, principalmente se for ima inadimplência pontual. O processo judicial é sempre desgastante e embora seja atribuição do síndico, nem sempre a relação de urbanidade permanece depois de uma ação judicial.
- Execução de título Extrajudicial: sem dúvidas o meio mais utilizado o CPC/15elevpu as cotas condominiais ao status de título extrajudicial, permitindo sua cobrança de forma mais célere que a ação de cobrança.
- Protesto: procedimento gratuito para o credor, o protesto pode ser uma boa opção de recuperação de crédito. É preciso apresentar requerimento junto com o documento que será protestado, certifique-se quem é o devedor e se o valor está correto.
O escritório Martins & Costa Advogados também é especializado nos seguintes serviços:
- Rescisão de Contrato de Imóvel Adquirido na Planta – Stand de Vendas;
- Distrato e Desistência da Compra de Imóvel;
- Atraso de Obras;
- Cobrança de Condomínio;
- Direito condominial e imobiliário;
- Direito Bancário;
- Ação de Time Share.
Fale com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas agora.