Blog
4 erros mais cometidos pelos síndicos nos condomínios
Todo condomínio precisa de um síndico não é mesmo? Aquela pessoa responsável em cumprir obrigações para com o patrimônio da coletividade e o dinheiro público, por isso, pensei em fazer esse post com os 4 erros mais cometidos pelos síndicos nos condomínios.
É importante se atentar nas pequenas coisas, para se ter uma gestão tranquila e harmoniosa.
Desorganização financeira: Muitos síndicos, por falta de tempo ou conhecimento, costumam não ser organizados com as finanças do condomínio. Perdem datas de pagamento, pagam juros, não fazem as cotações necessárias antes de realizar uma compra.
É indispensável que se faça uso de um software para registros e acompanhamento das movimentações do caixa do condomínio, para que o síndico acompanhe e preencha tudo com rigor.
Não se atenta ás regras do condomínio: O Código Civil foi elaborado com requisitos básicos de organização para que possa haver uma convivência harmoniosa dentre os condomínios. Depois do Código Civil vem a Convenção ou Estatuto) do Condomínio que estipula mais algumas regras e boas práticas.
É extremamente importante que o síndico tenha conhecimento dessas Leis e das regras que constam da convenção para que ele possa cobrar, fiscalizar e, se necessário, multar quem não anda de acordo.
Falta de comunicação: Muitos síndicos têm muita dificuldade em se comunicar de forma efetiva com os moradores e isso causa muito descontentamento.
Ausência: Diversas vezes o síndico não está presente para resolver alguma situação especifica. Isso não pode impedir que ele fique a par a situação e a possa resolver assim que possível. É importante que, depois de resolvido, todos envolvidos sejam comunicados para que saibam que o síndico está presente.
Quando o síndico não pode estar muito no condomínio ou ele é um síndico Não Morador, medidas alternativas devem ser tomadas: eleger um auxiliar, responsável ou subsíndico que esteja mais presente deve ser considerado.
O escritório Martins & Costa Advogados também é especializado nos seguintes serviços:
- Rescisão de Contrato de Imóvel Adquirido na Planta – Stand de Vendas;
- Distrato e Desistência da Compra de Imóvel;
- Atraso de Obras;
- Cobrança de Condomínio;
- Direito condominial e imobiliário;
- Direito Bancário;
- Ação de Time Share.
Fale com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas agora.