Blog
Rescisão de contrato de aluguel entenda como funciona
A rescisão acontece quando o contrato de aluguel é encerrado antes do tempo previsto por algum motivo. Rescisão de contrato de aluguel entenda como funciona.
Na prática, esses contratos formalizam a intenção do inquilino de permanecer no imóvel durante o tempo determinado. Eles costumam ter duração de 30 meses, seguindo as determinações da lei 8.245/1991, conhecida como lei do inquilinato.
Rescisão de contrato de aluguel entenda como funciona: é uma forma de proteger o inquilino, já que o locador não pode reaver o imóvel até o final do contrato, a não ser por meio da rescisão.
Além disso, traz mais segurança também para o proprietário. Depois desse período, o contrato se encerra de forma automática.
O encerramento do acordo pode ser realizado tanto por parte do locador como pelo inquilino, e o processo é diferente em cada caso.
As determinações para as duas formas de rescisão do contrato de aluguel são descritas na lei do inquilinato, mantendo como base os 30 meses convencionais para a duração do acordo.
Veja a seguir como funciona o processo em cada situação:
Locatário: o locatário pode pedir a rescisão contratual de aluguel a qualquer momento, sem precisar justificar, desde que cumpra com as partes financeiras acordadas.
Por isso, é importante que o locador ou a imobiliária à frente deixe esses termos fixados no contrato.
Entretanto, há situações em que, mesmo com acordos de multas, o locatário pode devolver o imóvel sem pagamento dela. Uma das situações é quando o imóvel apresenta riscos ou problemas de manutenção desde antes do fechamento do contrato.
Inquilino: Já por parte do inquilino, a rescisão não precisa de uma justificativa para acontecer. Contudo, é preciso pagar uma multa nesses casos. O valor é estabelecido nas cláusulas do acordo.
Existem apenas algumas situações em que a rescisão de contrato de aluguel pelo locatário não tem aplicação de multa. Nos casos de cancelamento de contrato de aluguel, é importante para o locador saber como calcular o valor da multa. Mas é importante que essa multa esteja prevista no acordo de locação.
O escritório Martins & Costa Advogados também é especializado nos seguintes serviços:
- Rescisão de Contrato de Imóvel Adquirido na Planta – Stand de Vendas;
- Distrato e Desistência da Compra de Imóvel;
- Atraso de Obras;
- Cobrança de Condomínio;
- Direito condominial e imobiliário;
- Direito Bancário;
- Ação de Time Share.
Fale com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas agora.